sexta-feira, 18 de setembro de 2015

The Sinking of the Titanic and Great Sea Disasters: Capítulo I

CAPÍTULO I

PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO MAIOR DESASTRE MARÍTIMO DA HISTÓRIA

Como um relâmpago em um céu claro veio a mensagem sem fio na segunda-feira, 15 de Abril de 1912, que na noite de domingo o grande Titanic, em sua viagem inaugural através do Atlântico, atingira um gigantesco iceberg, mas que todos os passageiros estavam a salvo. O navio havia sinalizado seu desespero e outra vitória foi anunciada pelo telégrafo. Duas mil e cem vidas salvas!

Notícias complementares foram logo recebidas de que o navio havia colidido com uma montanha de gelo no Atlântico Norte, ao largo de Cape Race, Newfoundland, às 22h25 da noite de domingo, 14 de Abril. Às 4h15 da manhã de segunda-feira a Agência Marítima do Governo Canadense recebeu uma mensagem sem fio de que o Titanic estava afundando e que os navios o rebocando estavam tentando levá-lo para um banco de areia próximo a Cape Race, com o propósito de encalhá-lo.

Outras mensagens sem fio até o meio-dia de segunda-feira disseram que os passageiros do Titanic estavam sendo transferidos a bordo do navio Carpathia, um Curnarder, que deixou Nova York em 13 de Abril, com destino a Nápoles. Vinte botes carregados de passageiros do Titanic disseram ter sido transferidos, permitindo quarenta a sessenta pessoas em cada bote salva-vidas, algumas 800 ou 1.200 pessoas já haviam sido transferidas do danificado navio para o Carpathia. Eles foram relatados como sendo levados para Halifax, donde deveriam ser enviados por trem para Nova York.

Outro navio, o Parisian, da Allan Company, que partiu de Glasgow para Halifax em 6 de Abril, foi dito estar por perto e ajudando no trabalho de resgaste. O Baltic, Viriginian e Olympic estavam também próximos à cena, de acordo com as informações recebidas por wireless.


Enquanto gravemente danificado, o gigante navio foi reportado como ainda à tona, mas se ele poderia chegar ao porto ou ao banco de areia era incerto. Os oficiais da White Star declararam que o Titanic não estava em perigo imediato de afundar, por causa de seus numerosos compartimentos a prova d'água. 

"Enquanto estamos ainda sem informações definitivas", Mr. Franklin, vice presidente da White Star Line, disse depois à tarde, "nós acreditamos que os passageiros do Titanic chegarão a Halifax, na noite de quarta-feira. Nós temos recebidos mais nenhuma palavra do capitão Haddock, do Olympic, ou de nenhum outro navio aos arredores, mas há confiança de que não houve perda de vidas".

Com o entendimento de que os sobreviventes seriam levados para Halifax, a companhia se dispôs a fornecer trinta vagões de dormir, dois para refeições e muitas camionetas de passageiros deixaram Boston na noite de segunda-feira para Halifax para pegar os passageiros após terem desembarcado. Mr. Franklin supôs que os passageiros do Titanic chegariam a Halifax na quarta-feira. O Departamento de Comércio e Trabalho notificou a White Star Line que inspetores de alfândega e imigração seriam levados de Montreal para Halifax a fim de haver o menor atraso possível em obter os passageiros nos trens.

Segunda-feira à noite o mundo dormiu em paz e em segurança. Uma mensagem sem fio foi finalmente recebida, dizendo:

"Todos os passageiros do Titanic salvos".

Não foi até cerca de uma semana depois a descoberta do fato que esta mensagem foi indevidamente recebida na confusão de mensagens piscando através do ar, e que, na realidade, a mensagem deveria ter dito:

"Foram todos os passageiros do Titanic salvos?"

Com o amanhecer da terça-feira veio as terríveis notícias do verdadeiro destino do Titanic.

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